sábado, 1 de dezembro de 2007

Fobia a Cobras

A fobia específica do tipo animal é a fobia mais comum na nossa população.


Encontrámos um teste que nos permite saber se temos fobia a cobras ou não. Quer experimentar?
Leia atentamente cada afirmação e imagine o que faria nas situações descritas, respondendo verdadeiro ou falso.
Aja com rapidez, não mude as suas respostas e não passe à frente de nenhuma frase.

  1. Evito acampar ou ir a parques porque podem existir cobras nas imediações.
  2. Se alguém menciona que existem cobras em algum lugar por perto, eu fico alerta e sinto-me nervoso(a).
  3. Se vir uma mangueira de relance fico assustado(a) ao pensar que pode ser uma cobra.
  4. Não gosto de ver imagens de cobras nas revistas.
  5. Se durante um filme aparecer a imagem de uma cobra a andar sobre uma pessoa, desvio o olhar.
  6. Não conseguia chegar ao fim de uma história se o enredo incluísse alguma coisa sobre cobras.
  7. O meu medo de cobras é igual ao das outras pessoas.
  8. As cobras são úteis porque podem oferecer a oportunidade de através do seu veneno ser preparado um soro antiofídico (anti serpentes) .
  9. Não gosto de observar as cobras num viveiro ou jardim zoológico, mesmo que considere os seus movimentos interessantes.
  10. Fico apavorado(a) se tocar com um pau numa cobra morta.
  11. Jamais iria para um curso de biologia se soubesse que teria de tocar em cobras para as estudar.
  12. Não consigo dormir se no meu quarto estiver uma fotografia ou um boneco em forma de cobra.
  13. Quando vejo uma cobra fico inquieto(a) e não consigo acalmar-me.
  14. Não consigo tocar num peluche com a forma de uma cobra.
  15. Se imaginar que dentro do meu armário está uma cobra fico apavorado(a).
  16. Aterroriza-me o simples pensamento de tocar numa cobra inofensiva ou num outro animal rastejante, como a minhoca.
  17. Estremeço só de pensar em cobras.
  18. A cobra é o animal que mais temo.
  19. Se encontrasse uma cobra em casa, provavelmente desmaiaria ou sairia a correr de casa.
  20. Tenho medo de todos os tipos de cobras.

Se respondeu em pelo menos 16 das afirmações verdade, provavelmente tem fobia a cobras. Partilhe o resultado connosco! Lembramos-lhe que pode fazê-lo anonimamente.



11 comentários:

jcb disse...

Nao tenho, definitiva/, fobia a cobras... Gostei do blog. Voltarei, claro...

Anónimo disse...

Olá!
eu sou a educadora de infância que no vosso questionário assumiu ter fobia. E é axactamente a cobras!tenho pavor não gosto sejam elas verdadeiras, de plástico ou papel. ODEIO_AS

Anónimo disse...

Tive 12 verdadeiros.
Tenho medo de cobras mas sabia que nao era fobia.

Anónimo disse...

eu nao tenho fobia a cobras =D

Anónimo disse...

Tenho, sem dúvida nenhuma, fobia a cobras!!! Só ouve uma que respondi que não.......

Anónimo disse...

Tenho, nem duvida, tenho fobia por cobra tenho muito medo!
Já deixei de acampar e viajar por medo de cobra!

Anónimo disse...

Olá,
No questionário, somente uma questão assinalei como "f"! já tinha quase certeza de ser fobia, pois tenho me submetido a situações constrangedoras por uma simples foto de revista desse animal...!

Anónimo disse...

Eu tenho verdadeiro pavor de cobras,não chego perto nem de fotografia,qdo aparece na tv eu fico gelada passo até mal.Se isso não é fobia então não sei o que é.

Anónimo disse...

Infelizmente tenho essa fobia.........porque?

Sir. M. disse...

As serpentes modernas são importantissimas na conservação do equilibrio de fauna no meio ambiente consequentemente da flora também, a vasta maioria delas não apresenta risco algum para o ser Humano sendo explorada pela mídia apenas a pequena parcela de animais potencialmente perigosos. mesmo assim a imagem que nos passam desses répteis são as feitas pelo imaginario popular das regiões distintas no mundo, por exemplo o filme Anaconda relata o fato de uma serpente com seus 40 metros de comprimento, quando na verdade a maior registrada tinha apenas 9 metros, filmes como Boa Vs. Python, pelo amor de Deus, é uma afronta a realidade "vigente", bem, sou protetor desses e de outros animais ainda mal compreendidos, como Aranhas caranguejeiras/Tarantulas, lagartos, lagartixas, tubarões, escorpiões, opiliões e a fins...
protejam, eles protejem a natureza com vc.

Unknown disse...

Da ultima vez que vi uma cobra fiquei em choque tive que tomar remedio pq meu corpo ficou cheio de marcas roxas e nao conseguia sair no quintal da minha casa...... nao consigo ver nem se tiver morta. preciso de ajuda..... vanuza