quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Tipos de Fobias

"Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são."
Miguel de Cervantes - Dom Quixote
Actualmente as fobias encontram se divididas em três grupos:

Agorafobia: ansiedade e angústia experimentada pelo indivíduo quando se encontra perante aglomerações e locais públicos, principalmente espaços abertos.
As pessoas que apresentam este tipo de fobia sentem que não conseguem sair destas situações nem obter ajuda para o mesmo efeito.

Fobia social: é caracterizada pelo medo persistente e desproporcionado sentido em situações onde o sujeito está exposto aos olhares de outras pessoas ou às suas avaliações e criticas. Estes indivíduos não só têm ataques de pânico durante as situações fóbicas como também os têm por antecipação, quando imaginam a situação, dando origem ao evitamento das mesmas.

Fobia específica: é explicada como uma ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a uma situação ou objecto temido. A presença deste tipo de fobias nas pessoas está habitualmente relacionada com acontecimentos traumáticos relacionados com o objecto ou situação fóbica.

Curiosidade: A palavra Fobia deriva do nome grego Phobos, a deusa do medo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo Projecto e Tema escolhido!
Tenho uma Fobia (já o sabia) e agora sei com o V. projecto que é especifica...uma vez que é em relação à exposição a um objecto (botões).
Não me afecta a minha vida do dia a dia e já aprendi a contornar as situações que envolvam esse objecto.

Anónimo disse...

Acho que vosso blog está muito giro! Eu tenho fobia a aranhas!

Marta disse...

Olá!
Gosto do tema que estão a tratar, porque identifica-se comigo...tenho aracnofobia =X, e também porque não sei muito sobre ele. E já aprendi muitas coisas através do vosso blog!Está bastante apelativo! Continuem assim! ;)