sábado, 1 de março de 2008

O Medo tem idade?

O medo acompanha o Homem desde sempre, sendo mesmo possível falar em medos típicos, em função da etapa de desenvolvimento em que este se encontra.

Alegoria dos medos

No primeiro ano de vida os medos relacionam-se com adultos estranhos, ruídos, alturas e o afastamento da figura com quem a criança estabeleceu uma relação privilegiada (por exemplo a mãe).

Do primeiro ano aos 2 anos e meio, o que causa mais medo às crianças são as tempestades naturais e pequenos animais/insectos.

Dos 2 anos e meio aos 6, o medo de seres imaginários, fantasmas, monstros e animais em geral é frequente. Ficar só e o escuro causam também medo às crianças desta faixa etária.

Dos 6 anos aos 11, os acontecimentos sobrenaturais, as feridas, o sofrimento físico, a saúde, a morte e os aspectos escolares são os medos mais comuns.

Dos 11 aos 13 anos, os medos já se tornam mais elaborados, centrando-se nos relacionamentos interpessoais, e auto-imagem.

Dos 13 aos 18 anos na sexualidade parece ser o factor que causa maior ansiedade.

O aparecimento de medos que não se enquadram nesta descrição não são necessariamente patológicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

tive pena de não assistir ao debate que fizeram, mas nesse dia não pude estar presente.
Sou visitante regular deste blogue porque tem cada vez informação mais interessante. O vosso canal do youtube está óptimo. Os vídeos são bastante interessantes! Continuem!