sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Fobias Específicas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), actualmente as fobias afectam cerca de 400 milhões de pessoas em todo o Mundo.
O DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - Fourth Edition) divide as fobias específicas em 5 grupos:

Ambiental: Compreende ataques de pânico relacionados com fenómenos naturais, tais como tempestades, vento intenso, escuridão…

Situacional: Exagerada ansiedade relacionada com situações ou lugares específicos, como ambientes fechados, elevadores, aviões…

Animal: Inclui os diferentes tipos de animais que existem, desde os domésticos (cães, gatos...), aos insectos, aracnídeos, selvagens (cobras, crocodilos…), etc.

Sangue, injecções, feridas e procedimentos médicos: Consiste no medo perante feridas, sangue e hospitais (odor, instrumentos, médicos…).

Outros tipos de fobias específicas: Existem outros estímulos que parecem inverosímeis, mas que podem transformar-se em fóbicos para algumas pessoas; exemplo: fobia a botões, ao vómito, a ruídos fortes, explosões…

Os termos das fobias específicas vêm de expressões ou conceitos de origem grega ou latina, equivalentes ao objecto ou à situação temida; exemplo: acrofobia (medo das alturas).

Curiosidade: O imperador romano Júlio César tinha uma fobia específica do tipo ambiental, tinha medo do escuro e da noite.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Tipos de Fobias

"Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são."
Miguel de Cervantes - Dom Quixote
Actualmente as fobias encontram se divididas em três grupos:

Agorafobia: ansiedade e angústia experimentada pelo indivíduo quando se encontra perante aglomerações e locais públicos, principalmente espaços abertos.
As pessoas que apresentam este tipo de fobia sentem que não conseguem sair destas situações nem obter ajuda para o mesmo efeito.

Fobia social: é caracterizada pelo medo persistente e desproporcionado sentido em situações onde o sujeito está exposto aos olhares de outras pessoas ou às suas avaliações e criticas. Estes indivíduos não só têm ataques de pânico durante as situações fóbicas como também os têm por antecipação, quando imaginam a situação, dando origem ao evitamento das mesmas.

Fobia específica: é explicada como uma ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a uma situação ou objecto temido. A presença deste tipo de fobias nas pessoas está habitualmente relacionada com acontecimentos traumáticos relacionados com o objecto ou situação fóbica.

Curiosidade: A palavra Fobia deriva do nome grego Phobos, a deusa do medo.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

3 de Dezembro

Para antecipar o Natal, no dia 3 de Dezembro pelas 10 horas vamos estar no polivalente da Escola Secundária Gabriel Pereira a divulgar o nosso projecto. Vamos ter surpresas! Não percam!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Fobias

"A única coisa de que devemos ter medo é do próprio medo."
Franklin D. Roosevelt

É importante que saibamos distinguir medo de ansiedade: no caso da ansiedade a origem do perigo surge em grande parte de algo que ainda não aconteceu, sendo uma expectativa não reconhecida, proveniente fundamentalmente do foro psicológico, de uma má interpretação face à situação. Enquanto que o medo é uma reacção emocional adaptativa, tem um papel importante para a nossa sobrevivência.


As fobias consistem em reacções de medo persistentes e irracionais em relação a um objecto ou a uma situação particular que provoca uma ansiedade imediata e previsível, acompanhada por sintomas ansiosos tal como palpitações, falta de ar, sudação e sentimentos de pânico.

Nas fobias o medo transforma-se em ansiedade crescente quando o indivíduo é exposto ao estímulo fóbico, levando-o a procedimentos de evitamento desse estímulo.
É por esta razão que ao longo do nosso blog vamos tentar sensibilizar os nossos leitores para as dificuldades que as pessoas com esta patologia passam e de como o seu quotidiano é afectado.

Curiosidade: Freud foi o primeiro psicanalista a estudar casos de pessoas com fobias.

Poema pouco original do medo

O medo vai ter tudo
(...)
Vai ter olhos onde ninguém o veja
mãozinhas cautelosas
enredos quase inocentes
ouvidos não só nas paredes
mas também no chão
no teto
no murmúrio dos esgotos
e talvez até (cautela!)
ouvidos nos teus ouvidos
(...)
Ah o medo vai ter tudo
tudo
(Penso no que o medo vai ter
e tenho medo
que é justamente
o que o medo quer)
O medo vai ter tudo
quase tudo
e cada um por seu caminho
havemos todos de chegar
quase todos
a ratos
Alexandre O'Neill